quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Da Urbanova até o Jardim da Granja
Passando pelo Ribeirão do Vidoca, Jorge Zarur, Shopping Colinas, anel Viário, sob a Via Dutra, viadutinho, Marginal da Dutra e Avenida dos Astronautas em São José dos Campos.
Note o carro preto e o prata, Fusion e Vectra? Na maior pressa... "trânsito caótico" rs e o tanto de barbeiragem pelo caminho é brincadeira.
É relativamente seguro por causa dos radares, que reduzem a velocidade dos artistas. No máximo batidinhas.
O filme stá acelerado 4x mas não ultrapassei a velocidade máxima em nenhum momento, quem me passou sim...
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Asfalto Chegou no Altos da Serra VI
Wow!
Finalmente o asfalto chegou no Altos da Serra VI! Como o terreno que comprei lá levou mais de uma década para ser liberado para construção pela Prefeitura de São José do Campos ("problemas" com a incorporadora), acho que oito meses sem asfalto até que foi tranquilo.
Espero que isso seja um sinal de liquidez financeira da incorporadora Novaurbe (a.k.a. Continental e outros nomes) & que eles daqui por diante sejam mais, ahn, expeditos?
Acho que isso serve como registro histórico do estado das coisas na Urbanova nessa primeira década do terceiro milênio.
Parabéns & Obrigado à nossa APRASVI pela intermediação das benfeitorias com a incorporadora.
Ah, aproveitando, olha aqui o Antônio, operador de máquinas pesadas, dando um melhorada no sistema de escoamento de águas pluviais (por favor me corrijam se foi outra coisa). Note a panorâmica com o estado da Avenida que leva ao condomínio Reserva do Paratehy e ao Jaguary.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Urbanova ao Jardim da Granja
No meu Canal no Youtube tenho alguns vídeos como esse.
Como agora moro na Urbanova, achei legal fazer esse registro do percurso que faço todos os dias para o trabalho. Fiz em um horário de pouco trânsito, nem sempre é essa beleza aí.
O vídeo está editado, alguns trechos acelerados. Ao fundo coloquei uma música. Ia deixar o som original, meu mp3 mais o super ronco do Gol City, o Gomil, mas achei melhor mandar esse Autoramas Desplugado a 300 km por hora. Legalmente baixado do site da Trama Virtual. Vai lá e baixa o album todo de grátis!
p.s. Gostou? Toma mais dois vídeos desse tipo:
Marginal da Dutra, São José dos Campos
Saindo de São José dos Campos
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Colégio Militar de Manaus na Final
Estudei no CMM de 1975 a 1982. Excelente Escola.
Uma das Missões dessa Escola Quartel era a Educação dos filhos dos militares deslocados da sua terra Natal. Vejo que ainda é, e eles, o Exército Brasileiro, continua desempenhando muito bem.
Fiquei muito orgulhoso de ter estudado lá agora faz pouco, quando recebi email da minha Mãe encaminhando o newsletter do Clube Militar. Nele a manchete: "Colégio Militar de Manaus é finalista em Concurso Mundial de Ensino a Distância".
A proposta finalista tem o título: "Amazônia: Desafios do e-learning - Colégio Militar de Manaus." Descreve o uso da internet para educar crianças, filhos de militares trabalhando em áreas isoladas da Amazônia, com um ensino de alto nível.
Parabéns aos Guerreiros da Educação!
Olha aqui a página do concurso com os finalistas de 2010 do Learning Impact Awards. É muito bom ver o nosso Brasil em um lineup de países como esses! Ainda mais em um concurso que "reconhece o uso mais impactante da tecnologia no apoio do aprendizado".
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
São José dos Campos, Ontem & Hoje 3D
Remexendo o baú de trabalhos recentes, bati nesse material que preparei em 2007. O INPE foi contactado pelo senhor Ozires Silva, na época articulando a fundação de uma OSCIP para gerir o Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos. Tivemos uma reunião com seu representante senhor Manoel de Oliveira, onde apresentamos esse material.
Trata-se de uma imagem aérea de ~1940 da cidade. Na época o foco era o Sanatório Vicentina Aranha, mas as imagens também permitem retratar o desenvolvimento urbano de parte da cidade em 50 anos.
A imagem colorida é de 2007, do Google Earth, com um satélite de alta resolução o Quick Bird da Digital Globe. O programa "veste" a imagem em um modelo numérico do terreno (MNT), no caso um TIN (triangular irregular network) gerado a partir de dados SRTM ( altimetria via RADAR). É possível mover à vontade a representação 3D e realizar "vôos" em tempo real.
Registrei a imagem antiga com a nova e gerei uma camada "vestindo" o MNT e que permite comparar as duas imagens.
Abra em duas janelas diferentes e veja a verdadeira história da nossa Urbe registrada em imagens e não contada por especuladores imobiliários com todo tipo de interesse de manipulação artificial do mercado para auferir lucro rápido em detrimento das futuras gerações.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
12/01/2010 Fumaça Preta Saindo da Rhodia
Terça-feira passada, checando meus emails, notei sob a nome de um contato biker, Vânia, um link do youtube. As pessoas falam muito no Tweeter, de onde piam para o mundo, entretanto todos os serviços de email e até orkut já tem seus micro-tweeter. Você pia, mas só para os pássaros das suas relações. Fiquei curioso e abri. No filme uma cena bela, o banhado visto do Vip Center, emoldurando uma horrível: Uma imensa nuvem de fumaça preta!
Na hora pensei, "desastre ecológico!". Que absurdo! Perguntei para minha amiga pelo I.M.:
"13:52 eu: será que na área da Rhodia?
dava para ver se era desse lado de cá do rio?"
Enquanto isso fiz uma triangulação, plotando o Vip Center, onde foi feito o filme, e um alvo que aparece claramente no filme e que eu conheço bem de perto, por passar lá várias vezes por mês, um reflorestamento no bairro Altos de Santana. Um topo de morro. Aparece no filme como uma mancha escura e bem definida, sobre um padrão claro, característico da urbanização vista desse ângulo. No mapa abaixo também mostro a área da Rhodia em relação ao ponto de visada, e a direção do vento estimada pela direção da "pluma" de fumaça.
Visualizar 2010_01_12 Fumaça Preta Saindo da Rhodia em um mapa maior
A coisa ficou por aí. Decidí investigar mais e meu amigo Max, Engenheiro Ambiental em uma grande refinaria da região, me garantiu que os bombeiros e a Cetesb com certeza seriam acionados.
Mais tarde fui pedalar a noite com meu amigo Guto. Estava chateado e sua esposa Pascali muito brava. Sua casa no bairro Esplanada do Sol e várias outras foram atingidas por uma "fumaça preta e gordurosa". O poodle branco dela ficou degradê. Preto nas patas até cinza escuro na nuca. Olha a extensão dos danos. Isso os visíveis. E as pessoas que respiraram essa substância, esse resíduo de queima de sabe lá que tipo de produtos químicos?
A empresa é a Crylor Radici Nylon, sucessora de Rhodia em São José dos Campos. Segundo o Jornal Vale Paraibano A Cetesb foi acionada e os bombeiros receberam várias chamadas. Abaixo o Endereço da Agência Ambiental de São José dos Campos. Pode ligar que as coisas acontecem.
Av. Olivio Gomes, s/n
Bairro: Santana/Pq. da Cidade
Cidade: S J Campos
Cep: 12211-120
Fone:(12) 39226041 - Fax :(12) 39226041
E-mail: sjcampos@cetesbnet.sp.gov.br
A reportagem ainda cita, e põe a foto na capa, um despejo de resíduos de queima no Rio Paraíba. Como leigo em produção de plásticos, minha teoria é que tiveram algum derrame dentro da planta. Em vez de fazerem uma cara remoção sistemática, despejaram tudo num laguinho abaixo da planta e TACARAM FOGO. Para esconder os rastros, jogaram tudo no velho e bom Rio Paraíba. E dane-se quem estiver rio abaixo.
p.s. Aqui mais informações no VNEWS. Minha tese de leigo estava errada, o que não é de surpreender. Segundo a reportagem foi um entupimento e queima de óleo pesado em uma caldeira, ou queima incompleta. E o resíduo de óleo queimado? é a própria fuligem que caiu sobre o rio e as casas. Veja o filme no VNEWS.
p.p.s. Me informa meu amigo Milton Kampel, que já foi membro do Conselho Municipal de Meio Abiente de São José dos Campos de 2003 a 2006 & continua atuando localmente: Prefeitura multa empresa por poluição. Muito bem pessoal do Executivo Municipal!
Assinar:
Postagens (Atom)