sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Espaço e Cerveja

foto Nasa
A conquista espacial passou por muita cerveja.

Hoje em dia é piada fácil rir do Maiko da Vila Xurupira, bródi do Zina, caso clínico de alcoolismo, quando ele pergunta no helicótero, sobrevoando a Cidade de São Paulo, "pode beber?" Mas já foi diferente.

A Revista New Scientist publicou em 2007, repercutindo alegações que astronautas da NASA teriam pilotado bêbado, um artigo sobre cerveja no espaço.

Entre outros fatos curiosos, comenta a "comunhão" regada a vinho do Buzz Aldrin e como os astronautas russos reclamaram quando ficaram sabendo que a Estação Espacial Internacional (I.S.S.) seria "a seco".

Mas isso não impediu o progresso da ciência. Um cara, Kirsten Sterrett, patrocinado pela Cervejaria Coors, escreveu uma Tese na Universidado do Colorado descrevendo experimento a bordo do Ônibus Espacial. Um kit de fermentação em miniatura, que chegou a produzir alguns goles de cerveja. Outros na Holanda já patentearam um sistema para beber a breja sem gravidade.

E os japoneses estão aí. O pessoal da Sapporo mandou cevada para o espaço naquele esquema dos russos. Um estudo científico junto à Universidade de Okayama, "Studies of Impact of Extreme Environmental Stresses on Barley", armazenou durante cinco meses o precioso cereal na I.S.S. Na volta a companhia produziu cerveja com o grão. Payback time dos russos aos americanos proibicionistas via Japão?


foto Sapporo

Um comentário:

  1. Aqui Cerveja do ponto de vista do MTB Capim com Poeira: http://capimcompoeira.blogspot.com/2009/08/cerveja-mtb-microcervejarias.html

    ResponderExcluir