quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Angelina Jolie & o meu novo GPS


Calma, isso aqui ainda não virou o E!, o assunto aqui é a Popularização do Uso do GIS. Quem deu a dica sobre a Jolie foi a minha amiga Leila, da DPI, que me enviou o link para o Editorial na Revista Computers, Environment and Urban Systems. Nesse paper Daniel Z. Sui discute como a wikificação dos GIS (Geographic Information Systems) via mídias sociais está influenciando o futuro da tecnologia. Como exemplo cita a atriz Angelina Jolie que tatuou as coordenadas geográficas dos locais de nascimento dos seus filhos em seu braço.

Esse paper me lembrou de um curso que dei em 2006 "GOOGLE EARTH como Instrumento de Popularização de Sistemas de Informações Geográficas". A idéia na época foi apresentar essa ferramenta poderosa ao pessoal do ATUS, atendimento aos Usuários de Imagens de Satélite geradas na DGI do INPE. Mais do que apresentar o software, procurei discutir como o acesso irrestrito à geoinformação reflete em questões de cidadania, como justiça social e justiça ambiental; chegando até a questões semióticas, quando a mudança na compreensão dos símbolos espaciais repercute na estrutura da sociedade.

Nossa a coisa ficou hermética! Para desanuviar dois filminhos sobre como estou me equipando com um aparelho Garmin Oregon 300 para participar dessa revolução tecnológica. Uma evolução do meu Projeto GPEsse.

No filme acima faço uma breve demonstração da tela tipo touch. O danado tem capacidade de fazer survey, 12 canais, antena interna, bússola eletrônica, barômetro, 1GB nativo e 4GB em cartão microSD, interface miniUSB. Comprei depois de pesquisar o melhor GPS portátil para levantamento.

No segundo filme faço o download de dados direto do disco, sem nenhum software da Garmin e depois abro no GPSTrackmaker Grátis o primeiro tracklog do meu aparelho.

Acompanhe os testes do meu aparelho aqui no blog.

Um comentário: