quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Meteoritos Gaúchos


Nasci em 1965, no Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) no Rio Grande do Sul. Me perdoem o bairrismo, mas essa é em homenagem ao meu estado natal.

Para fazer a homenagem ninguém melhor que meu amigo e tovarich do INPE, Paulo Roberto Martini. Joseense do bom! Adesivo do Rio Grande & do Grêmio no carro. Guarda a erva mate numa lata de Yerba Taragui, mais Brasileiro que churrasco! Mas tá.

No filme, ele conta como foi sua Viagem de Campo para coleta de amostras de meteoritos no Rio Grande do Sul, junto à Prefeitura do Município de Arvorezinha. Descreve os meteoritos do Bairro Santo Antônio e do Pinhal Queimado. Ambos são sideritos de ferro com pouco níquel. Se você é da região, preste atenção. Devem existir pedras maiores, ainda não descobertas, por perto.

Se você é do planeta Terra, ou está aqui de passagem, veja na foto ao lado dicas da Dra Maria Elizabeth Zucolloto, Curadora de Meteoritos do Museu Nacional da UFRJ, para como achar meteoritos no seu quintal.

A principal dica é prestar atenção em pedras "pesadas demais". A densidade de meteoritos metálicos é 3 vezes a de uma pedra comum. Se achar que achou um meteorito encaminhe para o Martini no INPE, ou diretamente ao Museu Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário